Por que Maio é Considerado o Mês das Noivas?

Por que Maio é Considerado o Mês das Noivas?Por que Maio é Considerado o Mês das Noivas?

O casamento é um momento especial para todo aqueles que estão noivos. E escolher o mês que será celebrada esta união é motivo de disputa pelos mais de 800 mil noivos que se casam todos os anos no Brasil. Isto porque o mês de Maio é o mês mais disputado para se realizar a cerimônia de casamento. As datas são muito disputadas, as casas de festas e as produtoras de eventos se preparam para atender muitos casamentos e comemorações.

Mas você já se perguntou porque apenas o mês de Maio?

Maio é o Mês das Noivas – Porquê ?

Para responder a esta pergunta temos que adicionar outro mês muito disputado e daí fazer um paralelo para se chegar a uma conclusão lógica. Este mês é Setembro, assim como Maio, Setembro também é considerado o mês dos casamentos, veja o porquê!

No hemisfério Sul ao qual se encontra o Brasil, Setembro é o mês da primavera, cheio de flores e cores, é um mês que tem uma atmosfera romântica e um mês propício para dar um clima romântico ao casamento. É um mês onde o calor não é escaldante como no verão e também o frio não é intenso como no inverno. E é aí que chegamos a resposta sobre o porquê de o mês de Maio ser o mês das noivas.

Por quê????

Como já dito acima o mês de Setembro é o mês em que se inicia a primavera no hemisfério Sul. Já no hemisfério Norte a primavera inicia em Maio.

Na realidade essa é uma tradição criada em países do hemisfério Norte, mas foi copiada no Brasil  “que novidade…”. Lá nestes países Maio é o mês da primavera, a estação das colheitas, sendo um mês muito importante para os costumes populares. No hemisfério Norte, a chegada de Maio é celebrada com muitas flores em homenagem à natureza que refloresce  e a primavera que chega a sua plenitude.

Poucas pessoas sabem, mas a tradição dos casamentos no mês de Maio é milenar e tem sua origem na astrologia e nos cultos pagãos da Antiguidade.

Casar em Maio é Tradição Milenar

Poucas pessoas sabem, mas a tradição dos casamentos no mês de Maio é milenar e tem sua origem na astrologia e nos cultos pagãos da Antiguidade. No hemisfério Norte a primavera atinge seu ápice, marcando a passagem do Sol pelo signo de Touro, onde sua simbologia está relacionada a fertilidade. Neste mês também se comemoravam o Beltano, festival que comove o casamento cósmico entre o masculino e o feminino.

Nascia assim, há milhares de anos, a tradição de unir casais durante o mês de maio. Aliás, é dessas tradições pagãs que também derivam diversos hábitos das bodas que persistem até os dias de hoje.

No decorrer dos séculos, esses elementos foram associados à celebração do amor no casamento.

A força da tradição milenar mais a influência da Igreja católica unindo o ar romântico que a primavera traz, aflora a feminilidade das mulheres e essa combinação  fez com que Maio, além de ser o mês das noivas, se tornasse também o mês das mães.

Todos estes fatores fez de Maio o Terceiro mês mais escolhido para casamentos, ficando atrás apenas de Dezembro e Janeiro, pois são os meses onde a grande maioria recebe seu tão suado 13º salário o que ajuda e muito na organização do evento.

Fontes: Casar é um barato / Casar.com

Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 3 =